Não funcionou. Com retorno à onda verde houve aumento de 32% no número casos de Covid em Curvelo.

Desde o início do retorno à onda verde, dia 20/06 já houve 101 casos, média de 16,83 casos por dia.

Contrariando os trabalhadores e comerciantes houve o retorno a onda verde do Programa Minas Consciente. Maior restrição ao comercio.Mais pessoas dentro de casa.

E como diversas estudos no mundo já comprovaram, ninguém segura a evolução do vírus.

Como pode ser observado no gráfico abaixo, a evolução dos casos permanece constante. O vírus é uma força da natureza e não obedece decreto.

Os dois degraus no gráfico são relativos a mudanças de metodologia de informação da Prefeitura, mas isto não atrapalha a análise do gráfico.

A primeira Onda Verde tivemos em média 12,2 casos notificados por dia , caiu para 8,19 na Onda Branca e depois foi para 12,71 na Onda Amarela. Desde que Curvelo começou a fazer parte do programa Minas Consciente em 07 de maio já houve 620 casos com um média 12,41 casos por dia. Este novo período na Onda Verde está completamente fora da média com 16,83 casos por dia, aumento de 32% em relação a última Onda Amarela.

Depois que o isolamento aumentou e mais pessoas ficaram em casa as notificações aumentaram da mesma maneira como aconteceu na Itália ( veja aqui ) e em Nova York ( aqui )

Isolamento de pessoas saudáveis não é ciência , nunca foi implantado no mundo em nenhuma época, nem durante a gripe espanhola. Estamos vivendo uma experiência que os números mostram que não funciona.

O mundo está saindo do isolamento, algumas cidades do porte de Curvelo em Minas também.

Paracatu já abandonou o Minas Consciente e agora o prefeito de Coronel Fabriciano , Marcos Vinícios da Silva, que é medico, afirmou em vídeo que não vai mais penalizar sua população com o fechamento do comercio

No início da pandemia a quarentena foi indicada para que as prefeituras pudessem ter mais tempo para preparar o sistema de saúde. Se neste retorno a Onda Verde não houve investimentos no sistema de saúde , então foi inútil. Ainda mais com este aumento nos casos em 32%

A prefeitura de Curvelo programou esta nova Onda Verde até o dia 27/06, diante dos números extremamente negativos da nova Onda o retorno a Onda Branca ou Amarela é esperada pela população.

Referências : Prefeitura CurveloParacatu Coronel Fabriciano

Curvelo (MG) 26/06/2020 – 22:08h

José Carlos Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *