Com um óbito de morador em três meses Curvelo permanece com o comércio fechado.

A cidade caminhava para abertura gradual do comércio até 20/06 quando regrediu.

Uma morte por Covid 19 tem que ser lamentada, mas não podemos deixar de lamentar as outras mortes na cidade.Semana passada tivemos um caso de violência doméstica e outro de suicídio. Não podemos atribuir com certeza se estes óbito foram causados pelo pânico e isolamento, mas é natural o aumento de casos de depressão em situações similares.

No início da pandemia foi falado que uma quarentena de 15 ou 20 dias era necessária para que os governos estaduais e municipais se preparassem para aumentar os leitos de UTI.

Em 90 dias os governos estaduais e municipais receberam as verbas federais. Se neste período, com verbas e poucos casos, não conseguiram se preparam , não conseguirão nunca.

Os comerciantes e trabalhadores da cidade estão sendo penalizados por que os governos municipais e estaduais não conseguiram preparar o sistema de saúde em três meses.

A alegação da prefeitura é que a cidade faz parte do Programa Minas Consciente e não poderia abandonar o programa do governo estadual.

Mas Paracatu abandonou.

Paracatu, a maior cidade do Noroeste do estado, deixou de fazer parte do “Minas Consciente”, programa criado pelo governo estadual para promover a retomada gradual das atividades comerciais e industriais que foram suspensas por causa da pandemia da Covid-19. A cidade não consta mais na lista de adesão.

“Como nosso comércio já está trabalhando com restrição, para ter que fechar ficou difícil. Constantemente havia segmentos procurando a Prefeitura buscando autorização para reabrir. O comitê teve a consciência de que precisamos melhorar neste sentido”, comentou o prefeito.

A secretária de Planejamento afirmou que, com o comércio fechado, a situação no município estava desgastante.

“Foi uma decisão consciente. Primeiramente, vem a saúde e a gente sabe disso. Mas também temos que cuidar da economia, porque sem o desenvolvimento econômico, a população sofre bastante, empresas fecham e surge o desemprego”, acrescentou.

Paracatu tem 84.000 habitantes e Curvelo 79.400.

Em 18/06 Curvelo tinha 902 casos notificados e Paracatu 1026 com um óbito.

Muitas semelhanças entre as cidades, mas diferentes atitudes dos prefeitos.

Referências : G1 ParacatuViolência domestica pandemiaaumento suicídio Violência domestica em Curvelo aumento falências

Curvelo (MG) 25/06/2020 – 22:04h

José Carlos Martins
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *