Sem credibilidade : JN divulga fake news e Bonner pede desculpas

O principal telejornal do país, transmitido pela maior emissora, acaba de passar uma de suas maiores vergonhas na história: noticiar um tweet de uma conta falsa do Ministro de Gabinete de Segurança Institucional General Augusto Heleno.

Nesta sexta-feira (22), o Jornal Nacional, da TV Globo, cometeu um erro sério ao exibir uma notícia falsa. O jornalístico atribuiu ao general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, uma ameaça à Venezuela. No final do telejornal foi feita a correção, lida pelo apresentador William Bonner.

Logo no início do JN, Augusto Heleno apareceu afirmando, numa entrevista gravada pela manhã: “O que já está estabelecido é que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva contra a Venezuela. Porque é contra a Constituição e não é nosso pensamento”.

Depois de alguns minutos, Bonner disse: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse agora há pouco, numa rede social, que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas afirmou: ‘Caso haja qualquer agressão à soberania do pais, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais“.

Após identificarem o erro, o apresentador William Bonner teve que pedir desculpas, informando que o telejornal citou um “perfil falso” do ministro que não possui redes sociais.

“Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador.”, afirmou Bonner.

veja aqui

Se a Globo já não tinha moral de sair apontando dedo para supostas Fake News por aí, agora se humilhou sozinha perante o mundo. Um simples trabalho de conferir se um perfil pertence ou não a um Ministro de Estado não foi feito pelo maior telejornal do país. Justamente da mesma emissora que usou outras programas, como Fantástico e Profissão Repórter, para perseguir blogueiros de direita acusando-os de espalhar mentiras.

Lembramos de um caso específico: quando a Globo foi atrás de Luciano Ayan, do blog Ceticismo Político, acusando-o de espalhar Fake News. O blog acabou sendo excluído de redes sociais e desmonetizado, além da própria achincalhação feita.

No fim, o repórter não foi capaz de refutar Luciano e explicar qual mentira ele havia espalhado.

Curvelo 23/02/2019 7:44h

referências [1] [2]

 

 

José Carlos Martins

Economista graduado pela PUC-MG, pós graduando em Engenharia de Produção ,técnico em administração de empresas, ex- reservista TG 04/29 Exército Brasileiro .Membro do grupo Direita Curvelo desde outubro 2017. Cristão , conservador
José Carlos Martins
One comment to “Sem credibilidade : JN divulga fake news e Bonner pede desculpas”
  1. Pingback: Bonner pede desculpas de novo por matéria depreciativa ao governo Bolsonaro - DIREITA CURVELO ►

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *