Conheça a origem da frase ; “Não existe almoço grátis”

A frase tem sua autoria atribuída ao prêmio Nobel de Economia Milton Friedman. Ele popularizou a frase, mas não a inventou. Sua origem remonta ao século 19, nos Estados Unidos.

A ingenuidade é inimiga de qualquer consumidor ou investidor desde muito tempo atrás. Na transição do século XIX para o século XX, nos Estados Unidos, era bastante comum o seguinte anúncio nas fachadas de tabernas e botequins: “Free Lunch” (“Almoço Grátis”, em tradução livre).

Como evidencia uma reportagem do New York Times, de 1875, na efervescência do centro da cidade de Nova Orleans, pagando pelo menos uma bebida já era possível desfrutar à vontade da comida ofertada nos balcões: ovos cozidos e aperitivos, como pães, bolachas de água e sal e queijos.

Parecia uma alternativa solidária e boa para o bolso, mas dois fatores faziam o “barato sair caro” pois se complementavam de caso pensado: a comida era bastante salgada e os lugares que ofereciam o almoço grátis eram especialistas em bebidas. Portanto, o sal dos aperitivos despertava sede nos marmanjos que topavam a empreitada e, com isso, a ideia acabava se pagando, na prática, porque aqueles que gastavam bastante com as bebidas compensavam o suposto “almoço grátis”.

O economista Milton Friedman escreveu em 1975 um livro com uma coleção de artigos com o titulo ” Não existe almoço grátis “. Friedman é um dos mais s importantes economista de todos os tempos, ganhador do Prêmio Nobel de economia , no mesmo nível de John Maynard Keynes e Paul Samuelson considerado herdeiro espiritual de Adam Smith.

Fridman diz que ;

E este é o mito do almoço grátis. O mito de que de uma forma ou outra governos podem prover bens e serviços, podem gastar dinheiro às custas de ninguém. Agora, a forma particular que este mito toma é muito específica. Ela tem duas partes. Uma parte é a crença de que de alguma forma você pode taxar negócios sem que consumidores, ou trabalhadores, ou indivíduos pagando por isto, que de alguma forma negócios é uma grande “cornucorpia” [símbolo de abundância em latim] que pode ser taxada sem custos. E a outra forma que o mito toma é a de que você pode criar dinheiro sem custos. De que se você ligar a impressora, produzir aquelas bolsas verdes de dinheiro,  que isto permitirá às pessoas ficarem ricas sem ninguém ficar pobre.

veja o video:

Referências : XPIInstituto liberal

Curvelo (MG) 25/09/2021 – 18;00h

José Carlos Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.