Arminha com a mão gera violência ? Mais armas mais violência ?

As grandes mentiras contatas para lhe enganar- não caia nesta

Para entender este assunto, primeiro precisamos saber o que é uma falácia ;

Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro . Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. (  conceito )

Bastou acontecer uma tragédia com arma de fogo para que velhas falácias voltassem a tona. Dia 13/03/2019 ocorreu uma tragédia em uma escola em Suzano, interior de São Paulo ( veja aqui ) em menos de duas horas políticos de esquerda e alguns site começaram a usar politicamente o fato. Em respeito as vitimas e as famĺias somente hoje o Grupo Direita Curvelo se manifesta sobre o caso. E vamos expor as falácias contadas pela esquerda.

Mais armas gera mais violência.

A grande falácia, que é facilmente desmentida por números.

Fonte; estudo americano Crime prevention

Este estudo é de 2014 e o número de armas nos EUA por 100 habitantes é hoje  de 120 armas ( aqui ), tem mais armas que habitantes lá e se morre muito menos que aqui por arma de fogo, nos  últimos anos houve um aumento significativo de armas e uma grande queda no número de homicídios. No Brasil temos 8 armas por cada 100 habitantes e 25,5 mortes causadas por armas.

A linha  vermelha mostra o aumento do número de armas e a azul o número de homicídios Fonte

Segundo estatísticas oficiais do governo americano, citadas neste estudo do Centro de Pesquisa para a Prevenção de Crimes, a taxa de crimes violentos caiu 25% no período e a taxa de homicídios por 100 mil habitantes saiu dos 5,6 para os 4,2, apesar do crescimento massivo do porte de armas. Os números são os mais baixos desde 1957, quando a taxa de homicídios atingiu 4,0 por 100 mil habitantes.

Mulheres estão se armando mais do que os homens: entre 2007 e 2014, o número de mulheres com porte de arma cresceu 270%, enquanto entre os homens o número foi elevado em 156% (fonte). Enquanto aqui temos a lei do feminicídio que pode ser usada contra os bandidos, la elas preferem uma arma mesmo. Resultado : nos EUA as mulheres são menos atacadas.

Arminha com a mão gera violência.

Bastou Jair Bolsonaro fazer arminha com a mão para ser acusado de causador da tragédia de Suzano por parte da esquerda brasileira. Temos que lembrar que  Estatuto do desarmamento ainda esta em vigor, Bolsonaro apenas flexibilizou a pose de armas, mas o porte ( andar armado na rua) ainda é proibido. O gesto de fazer arminha com a mão, muito  usada em jogos de futebol ou por políticos como Lula ou Obama não consegue influenciar ninguém.  A esquerda brasileira que é contra o Escola sem Partido, diz que a doutrinação todos os dias por 6 horas por dia, em sala de aula não consegue influenciar os jovens, como um gesto de arminha com a mão consegue?

Vídeos games também não conseguem , se fosse assim quem cresceu nas décadas de 80 ou 90 seriam todos matadores, os personagens mataram muito;

  • Charles Bronson – 377 pessoas em 38 filmes
  • Clint Eastwood – 411 pessoas em 32 filmes
  • Jean-Claude Van Damme – 411 pessoas em 29 filmes
  • Mel Gibson – 421 pessoas em 19 filmes
  • Chuck Norris – 455 mortes em 27 filmes
  • Sylvester Stallone – 517 mortes em 20 filmes
  • Harrison Ford – 518 pessoas em 17 filmes
  • Arnold Schwarzenegger – 538 pessoas em 20 filmes
  • Steven Seagal – 575 pessoas em 32 filmes
  • Dolph Lundgren – 782 pessoas em 30 filmes

 

O que levou a tragédia ?

Podemos estar perdendo uma oportunidade de analisar o que de fato levou a tragédia. A arma de fogo foi apenas um dos instrumento havia com os assassinos um arma medieval que atirava flechas, um arco, machadinha, coquetel molotov ( bomba caseira feita de gasolina) e  fios usados para enforcamento, Se não estivessem com  arma de fogo a tragédia iria acontecer do mesmo jeito. Assim como a tragédia de Janaúba quando um funcionário de uma escola ateou fogo em crianças e não usou arma de fogo, ou os atentados terroristas na França quando usaram caminhões para atropelar, ou os atentados a faca em Israel cometidos por palestinos, ou Adélio Bispo contra Bolsonaro.

Uma pessoa que se influenciou a cometer um assassinato por que o presidente fez um gesto de arminha com a mão tem que ter a cabeça muito fraca. Assim como quem propaga esta falácia.

referência [1] [2]  [3]- demais referências linkadas no texto

Curvelo 17/03/2017 10;52h

José Carlos Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.